Home / Marketing Digital / E-Mail Marketing / 6 premissas para você utilizar E-mail Marketing para conquistar novos clientes

6 premissas para você utilizar E-mail Marketing para conquistar novos clientes

Durante muitos anos, o E-mail Marketing tem sido o grande líder entre as ferramentas de Marketing Digital. É relativamente barato e muito eficaz para obter novos contatos para seu site e logicamente para efetivar vendas. Sendo assim, o E-mail Marketing ainda hoje conta com o maior retorno sobre investimento para os donos de lojas virtuais.

O e-mail ainda parece ser a melhor maneira de contatar os consumidores, tanto os que já compraram um dia com você ou aqueles que demonstram algum tipo de interesse em seu negócio (se cadastraram para receber suas informações).

Porém, como qualquer ferramenta, é preciso entender que existem maneiras mais corretas para utilizar. Muitos acabam por duvidar deste tipo de informação por desconhecer boas práticas. Confira uma lista de 6 premissas para você utilizar E-mail Marketing para conquistar novos clientes.

1- É um investimento

Tenha em mente que para qualquer canal de Marketing Digital que você pense em incluir em sua estratégia demandará um investimento inicial. Para conquistar uma lista de e-mails voluntários serão necessárias ações para a captação destes clientes potenciais.

Normalmente algum conteúdo para oferecer em troca do contato é o melhor caminho. O desenvolvimento de um e-book, por exemplo, pode ser um bom caminho a seguir. Outra opção é algum tipo de oferta muito atrativa para a primeira compra na loja. Lembrando que após a captação, sempre são necessárias interações pontuais e planejadas para trabalhar a relação com o novo cliente até conquistar novas vendas.

2- Novos assinantes respondem de maneira diferente em relação aos assinantes que já são clientes

Caso você não seja uma marca já reconhecida ou tenha ofertas muito atraentes, é muito difícil, e até pouco comum, conquistar vendas imediatas de novos assinantes. Converter novos contatos é uma dança, que deve ser coreografada de acordo com o ritmo.

O comportamento destes novos contatos será normalmente bem diferente dos contatos que já conhecem seus serviços e produtos. Seu cliente tem uma chance muito maior de comprar diretamente de uma oferta enviada por e-mail. Já o novo cliente, de uma maneira geral terá seu interesse despertado apenas. Primeiro fará uma pesquisa de preços, para depois voltar à sua oferta e fechar negócio caso seja a melhor.

3- Leva tempo

Desenvolver uma estratégia de E-mail Marketing de sucesso pode levar alguns meses. Executar campanhas eficazes para a conversão de prospects pode levar mais tempo ainda. Concentre-se em elementos de uma campanha tradicional e teste os seguintes itens:

• Assunto;
• Ofertas;
• Chamadas para ação;
• Anúncios;
• Tempo de implementação.

Raramente a primeira tentativa será bem-sucedida. Teste, meça, faça mudanças e repita tudo. Sua estratégia vai se tornando mais forte a cada nova interação. O importante é não desistir depois de uma ou duas tentativas com desempenho fraco.

4- Consistência é Rei!

Depois de identificar os seus elementos que mais resultam em conversões, use-os repetidamente. Tenha uma média e todo o desempenho ao longo do tempo. Algumas implementações terão desempenhos melhores que outras.

Mas lembre-se sempre que as campanhas de aquisição de clientes bem sucedidas são realizadas de forma consistente.

5- É complicado medir novas vendas

O comportamento de compra dos novos clientes é diferente do cliente já estabelecido. É normalmente bem mais difícil acompanhar as vendas diretas dos novos assinantes. Uma das melhores maneiras para atribuir as vendas aos novos assinantes é comparar os assinantes que abriram ou clicaram em uma campanha no mesmo período do opt-in.

Uma planilha para este tipo de controle pode ser muito mais efetiva para entender o comportamento dos seus clientes.

6- Agarre seus clientes antes de partirem

Novos visitantes que comparam preços ou exploram sua loja virtual pela primeira vez, estão mais propensos à deixar seu site. Tenha estratégias de retenção preparadas para o abandono da navegação em vários níveis. E-mails para carrinhos de compra abandonados, interações automáticas e banners de remarketing são opções úteis e que trazem resultados.

Como sempre alertamos, E-mail Marketing tem o maior ROI entre as ferramentas de Marketing Digital, mas deve ser usada com sabedoria. Ter conhecimento de tudo que envolve uma estratégia campeã é o que realmente faz diferença na sua planilha de vendas. Frequência de envio, técnicas de HTML para garantir a visualização dos e-mails, desenvolvimento de assuntos atrativos e evitar cair em Black Lists são apenas algumas das variáveis  que você vai enfrentar.

Veja Também:

100 palavras que podem fazer seu e-mail cair na caixa de SPAM

Diga se isso nunca aconteceu com você. A semana inteira você entra no seu e-mail …