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Checklist SEO : O Que Você PRECISA Fazer para Rankear sua Loja Virtual nas Buscas

SEO Checklist

Fazer com que sua loja virtual apareça nas buscas orgânicas de motores de busca como Google ou Bing não é tão complicado quanto parece. Em essência, seu objetivo ao otimizar seu site para motores de busca é torná-lo mais fácil para o crawling, demonstrar autoridade (a partir de backlinks e conteúdo) e mostrar relevância às palavras-chaves nas quais você deseja ranquear.

Tenha em mente que fazer a sua loja aparecer nos resultados de buscas orgânicas muito concorridas é uma tarefa muito difícil, e que pode levar algum tempo. O SEO é uma medida de longo prazo, quando o assunto é construir e expandir sua empresa. Se você busca resultados rápidos, considere os anúncios pagos.

Entretanto, caso você esteja preparado para investir algum tempo na construção do seu site e ter paciência com os resultados, o SEO pode valer incrivelmente a pena. O tráfego orgânico é gratuito, e a MarketingCharts descobriu que 39% dos clientes de seus vendedores foram originados a partir de buscas.

Esta checklist irá abranger o máximo possível de fundamentos. Se você seguir por cada um dos pontos e trabalhar para garantir que todos eles estão bem executados, conseguirá alcançar uma excelente posição na qual será possível obter sucesso no aumento do seu tráfego de busca. 

Configure as Ferramentas Recomendadas

 Instale o Google Analytics.

▢ Instale o Google Webmaster Tools.

▢ Instale o Bing Webmaster Tools.

Webmaster Tools

▢ Crie um mapa do site em XML e envie-o ao Google e ao Bing através da sua conta recém-criada no Webmaster Tools. O Sitemap de sua loja deverá ser assim: www.sualoja.com/sitemap.xml . A Maioria das plataformas já vem por padrão esta funcionalidade, a medida que você cadastra os produtos o sitemap é gerado automaticamente.

▢ Utilize o Google Webmaster Tools para procurar erros 404/500, conteúdo duplicado ou qualquer erro de crawling. Se houver erros, trabalhe para ajustá-los imediatamente.

Pesquisa de Palavra-Chave

▢ Utilize o Keyword Planner do Google para determinar o volume de buscas de palavras-chave e obter ideias de palavras-chave nas quais ranquear. O que você buscaria para encontrar seus produtos? O que você acredita que seus clientes buscam? Utilize o Keyword Planner para determinar o volume de buscas para diferentes palavras-chave e frases. Em seguida, aquelas palavras-chave e frases que obtiverem o maior número de buscas devem ser aquelas em que você deve focar para ficar bem ranqueado.

Otimizações de Página

▢ Utilize uma, e apenas uma, tag H1 nas suas páginas. As tags H1 (cabeçalho 1) geralmente são utilizadas como cabeçalho principal de uma página e normalmente possuem as principais palavras-chave dessa página.

▢ Assegure-se de que as tags H1 sejam utilizadas antes das outras tags de cabeçalho (H2, H3, H4). Suas tags de cabeçalho devem ser utilizadas em ordem hierárquica. Por exemplo, o texto da tag H1 acima do texto da tag H2, o texto da tag H2 acima do texto da tag H3, e assim por diante, exemplo:

seo ecommerce

 

▢ Mantenha os títulos de suas páginas com menos de 70 caracteres, para que eles não apareçam desconfigurados nos resultados.

▢ Escreva bons títulos de páginas, que possam ser lidos por pessoas. Garanta que eles incluam as palavras-chave que você esteja tentando ranquear, mas não otimize em excesso, nem crie um conjunto de palavras-chave.

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▢ Mantenha sua meta description abaixo de 140 caracteres. Esse é o texto que aparece abaixo do título da página nos resultados de busca.

Meta Description

 

Garanta que ele descreva a página claramente e também inclua palavras-chave – mas, novamente, não otimize em excesso. As meta descriptions de cada página devem ser únicas.

▢ Certifique-se de incluir uma palavra-chave na URL da sua página. Mais uma vez, não faça isso em excesso.

palavra chave na url

▢ Certifique-se de que suas imagens contenham ALT tags e nomes de arquivo descritivos.

▢ Evite underlines ( _ ) nas URLs e utilize traços ( – ) com moderação.

Backlinks

▢ Crie uma estratégia de link building. Link building é o processo de conseguir com que outros sites façam links para sua página. Motores de busca como o Google utilizam isso como fator para a autoridade de página do seu site. Quanto mais sites fizerem links para sua loja virtual ou para páginas específicas da sua loja online, em geral, mais bem ranqueadas o Google manterá essas páginas para palavras-chave em particular.

▢ Visualize os backlinks e o SEO dos seus concorrentes. Utilize uma ferramenta como Open Link Profiler para ver quem está fazendo links para sua concorrência e para lojas online similares, e entre em contato com esses sites para que eles façam links à sua página. Faça uso de uma ferramenta como Open Site Explorer ou Ahrefs para ver a qualidade da otimização de qualquer site concorrente ou similar, bem como sua autoridade de domínio e o que eles têm feito de forma correta.

Conteúdo

▢ Crie uma estratégia de conteúdo. Quais são as palavras-chave e as frases que seus clientes podem estar buscando no momento da pesquisa anterior à compra do seu produto? Produza conteúdo de alta qualidade regularmente sobre esses assuntos, para que clientes em potencial possam descobri-lo. Por exemplo, se você vende violões, poderá escrever posts de blog com assuntos do tipo “como aprender violão para iniciantes”, “os 5 melhores acordes de violão para iniciantes aprenderem” ou “como trocar as cordas do seu violão em 5 minutos”.

▢ Garanta que cada página do seu site contenha pelo menos 250 palavras de texto descritivo. Motores de busca como o Google realizam o crawling e indexam páginas com base no que essas páginas estão informando para eles. Se você não estiver conseguindo incluir palavras suficientes (e palavras-chaves nas quais deseja ranquear) em cada página, ficará muito mais difícil para ranquear nessas palavras-chave.

▢ Páginas informativas e posts de blog devem conter no mínimo 500 palavras. Em geral, se você puder escrever mais, faça isso. No entanto, não aumente artificialmente o número de palavras, pois tal medida não ajudará em nada. Qualidade é mais importante do que quantidade.

▢ Evite conteúdo duplicado. Por exemplo, se você possui mais de uma página com a mesma descrição de produto, é uma boa ideia utilizar a chamada canonical tag nessas páginas.

▢ Escreva descrições de produto únicas. Semelhante ao item anterior, todo o conteúdo do seu site deve ser único, escrito por você. Por exemplo, não utilize as descrições dos fabricantes.

▢ Considere incluir análises de produtos às suas páginas de produto. Isso adicionará mais conteúdo a essas páginas e as ajudará a ficar mais bem ranqueadas em palavras-chave de cauda longa.

▢ Configure redirecionadores. (Redirecionamentos 301) Não delete páginas ou qualquer conteúdo sem antes configurar um redirecionador. Mesmo que você exclua um produto não mais existente ou que não esteja mais à venda, configure um redirecionador para que qualquer página indexada seja redirecionada. Se você não sabe para onde redirecionar a página, basta redirecioná-la para a sua página inicial. Para adicionar um redirecionador no Shopify, leia nossa documentação sobre como configurá-lo com facilidade. A Xtech Commerce e a Nuvem Shop são destaque nesse sentido pois oferecem nativamente esta opção sem custo adicional para seus lojistas.

Se a sua plataforma não oferece esta opção saiba que você pode estar perdendo tráfego vindo dos motores de busca como Google e Bing e causando uma má experiência com seu cliente ao retornar erro 404.  Fizemos uma review sobre a xtech e a nuvem shop. Clique aqui veja a review da Xtech Commerce ou Clique aqui e veja a review da Nuvem Shop 

Construção de Reputação

▢ Configure sua empresa em outras plataformas como FacebookTwitterLinkedIn e Google+Tente garantir o registro do nome da marca, para que a URL apareça como Facebook.com/NomedaEmpresa. Isso ajuda os clientes a encontrá-lo quando eles buscam por “Nome da Empresa” nos seus motores de busca favoritos.

▢ Crie perfis corporativos em sites de avaliações e em sites que permitam que você gerencie sua reputação. Por exemplo: Amazon, Google Business, Yelp, FourSquare,  TrustPilot e Epinions. Essa medida ajuda de duas formas, permitindo um backlink ao seu site e ranqueando você em buscas como “Nome da Empresa Avaliação”.

Outros Fatores de Ranqueamento

▢ Garanta que sua loja virtual seja amigável para dispositivos móveis.

▢ Garanta que sua loja online seja rápida. A velocidade é um fator de ranqueamento; utilize o Google Page Speed Tools para conferir como o desempenho da sua loja virtual pode ser otimizado.

▢ Quando tiver dúvidas, leia as práticas oficiais de SEO aceitas pelo Google. Existem muitas práticas questionáveis que podem resultar em penalidades para o seu site, caso você não tome cuidado. Quando começar a ficar mais confortável com SEO e aprofundar suas pesquisas, certifique-se de fazer sua devida diligência antes de aplicar quaisquer novas “técnicas de SEO” ao seu site.

Considerações Finais

Assim que você finalizar esta checklist, seu site estará pronto para começar a ranquear. Lembre-se de ter paciência, principalmente se a sua loja virtual for nova. Alguns aspectos aos quais você deve investir algum tempo são a criação de conteúdo, o trabalho de construção de relacionamentos e a obtenção de backlinks.

Caso você ainda não tenha iniciado, comece com a prática de um blog e com a criação de conteúdo. De acordo com o Search Engine Journal, empresas que mantêm blogs possuem 434% de páginas indexadas a mais. Mais páginas indexadas significam mais oportunidades para que indivíduos que estejam fazendo buscas encontrem você, conheçam sua marca e comprem seus produtos.

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