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Como lidar com o abandono de carrinhos no ecommerce

Como lidar com o abandono de carrinhos no e-commerce

A taxa de abandono de carrinhos de compra no mercado e-commerce fica praticamente empatada com a taxa de compras efetivadas, o que é um sinal de que existe algo a ser melhorado. Segundo a ORC Internacional, 53% dos consumidores abandona seus carrinhos de compra em virtude das elevadas taxas de frete, enquanto 45% perde o interesse em fechar a venda quando descobre o prazo para entrega dos produtos.

Abandono de Carrinhos no e-commerce

Esses números permitem saber com uma maior precisão os motivos das desistências, para que assim se possa agir proativamente na recuperação desses clientes. E uma das maneiras mais eficazes de se fazer isso é através de um simples e eficiente e-mail.

De acordo com a SeeWhy, 54% das vendas são recuperadas nas primeiras horas, logo após a desistência. Em até 48% das vezes é possível chegar a mais 10% de aproveitamento, e, em sete dias, o e-commerce pode recuperar até 82% das vendas. Impressionante, não é mesmo? Mas, afinal, como conseguir isso? Confira agora:

Aja rápido

Automatizar o processo de recuperação do carrinho de compras é a melhor maneira de agir prontamente quando seu cliente abandonar a negociação por algum motivo. Ao enviar imediatamente um e-mail para o consumidor, lembrando-o dos itens selecionados e da promoção que logo se esgotará, as chances de ele retornar aumentam consideravelmente.

Personalize

Em vez de disparar um único e-mail para várias pessoas, personalize cada mensagem, garantindo que seu cliente se sinta único, especial. Enviar, por exemplo, a imagem do carrinho de compras com os produtos selecionados e lembrar que logo a oportunidade se expirará é uma boa maneira de fisgar o consumidor, fazendo com que ele retome a compra.

Insista

Criar uma estratégia para resgatar seu cliente em até 7 dias pode trazer ótimos resultados para seu e-commerce. Envie um e-mail assim que ele abandonar o carrinho de compras e, caso a negociação ainda não se efetive, relembre-o em 24 horas. Passadas essas 24 horas e nada do seu cliente fechar a compra, faça uma nova tentativa em uma semana, agregando alguma vantagem extra para que ele se sinta realmente motivado a voltar e fechar o negócio pendente.

Segmente

Existem basicamente três possibilidades no processo de recuperação do seu carrinho de compras: quando você envia o e-mail e o cliente sequer o abre, quando você envia o e-mail, o cliente abre, mas não chega a clicar na oferta, e quando você envia o e-mail, o cliente abre e efetivamente clica na oferta, fechando a compra.

Para cada um desses momentos é preciso enviar um tipo diferente de mensagem, para tornar a tomada de decisão do cliente mais fácil. É claro que o cliente que se encontra no primeiro momento de recuperação é mais difícil de ser atraído, mas não desista, você ainda terá outras chances para convencê-lo.

Proponha

Por mais que o valor do seu frete seja maior e que o prazo de entrega seja superior ao da concorrência, mostre ao cliente por que ele deve escolher sua loja: destaque os requisitos de segurança do seu e-commerce, as vantagens em ser um cliente fiel, a seriedade que a sua empresa tem e, se for possível, dê algum bônus para uma nova compra — afinal, estimular a fidelização do seu cliente nunca é demais!

E então, pronto para resgatar essa grande fatia de compras pendentes? Você já é adepto de alguma política de recuperação de carrinho? Quais são suas táticas? Comente aqui compartilhe conosco suas impressões e experiências, participe!

 

Fonte: Gerencia Net

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