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Como posso ficar de olho no desempenho do meu e-commerce?

Um e-commerce precisa ser analisado dia a dia, seu desempenho precisa ser monitorado e novas estratégias precisam ser criadas para potencializar seu resultado. Pensando nisso para ajudar nossos lojistas a ter controle sobre o desempenho do seu e-commerce, apresentamos 7 métricas para você ficar de olho.

1. Análise de tráfego
Uma das primeiras coisas que você precisa entender é como os visitantes chegaram até a sua loja.
Enquanto em uma loja física os vendedores podem simplesmente abordá-los e perguntar sobre, em um e-commerce existem ferramentas que permitem essa análise, que vai desde a origem desse visitante, passando pelos produtos mais visitados, até os produtos que estão trazendo maior lucro para você.

2. E-mail marketing
Não adianta nada você enviar um e-mail aqui e outro ali para seus clientes. Precisa ocorrer uma periodicidade. Um bom fluxo é considerar que cada perfil de cliente seu recebe em torno de 2 à 3 e-mails por semana e não uma vez ao mês. Somente assim você poder monitorar com eficiência a qualidade das estatísticas de e-mail. Caso contrário, não surtirá efeito algum.

3. Taxa de rejeição
Taxa de rejeição (ou no inglês, bounce rate) é o valor percentual das pessoas que deixam o seu site logo na primeira página que visitam. Ou seja, os visitantes olham e fecham em seguida. Essa taxa é medida com base nos outros sites que redirecionaram seus usuários para sua loja. Por isso é de grande importância saber direcionar o visitante certo para que a sua experiência na sua loja valha a pena. Caso seja necessário, estude melhor o seu programa de afiliados, seus links patrocinados, entre outras URLs que direcionem esse visitante, para atingir a taxa ideal! Uma alta taxa de rejeição também tem seu lado positivo: informar em qual canal de aquisição você pode estar desperdiçando dinheiro e permite que você reavalie suas campanhas.

4. Fique atento às buscas sem sucesso!
Pesquisas indicam que 30% das pessoas que desistem de comprar em um determinado e-commerce tem a ver com o fato delas não encontrarem o produto que estavam procurando. Por exemplo, se a sua loja vende produtos de surf e suas buscas sem sucesso indicam que seus clientes estão procurando por uma determinada prancha que você não possui, você pode estar de frente para uma potencial demanda reprimida e, caso inclua essa prancha no seu portfólio de produtos, consiga maiores vendas. O pior dos casos é que muitas vezes a loja até possui o produto, mas a busca não está conseguindo entender o que esse visitante está procurando.

5. Recupere vendas
Identifique em qual etapa os seus usuários estão abandonando seus carrinhos. Muitas vezes existe algum tipo de dificuldade nesse processo de compra, seja por falta de alguma informação técnica do produto ou confusão sobre as informações necessárias para se concluir o pedido. De acordo com pesquisa realizada pela Forrester Research, um menor formulário de compra e uma melhor experiência aumenta em até 30% o volume de vendas. Com o Checkout Rápido e Transparente a redução no número de campos a serem preenchidos pelos clientes chega a 50%. Depois de identificado o problema no seu fluxo de compra você pode criar estratégias para reverter esse quadro.

6. Acompanhe sua concorrência
É essencial saber como a sua concorrência se comporta. Para isso, cadastre-se nas lojas concorrentes e monitore como eles vem se comportando no e-mail marketing, promoções, experiência do usuário, comunicação e como eles interagem com o cliente.

7. Os mais e menos vendidos
Você precisa ficar de olho nos produtos mais vendidos na sua loja e entender porque eles vendem mais que os demais. Existe alguma promoção? Se trata de um lançamento esperado pelos clientes? Tudo isso pode estar ligado às vendas e é importante que você entenda para conseguir, se possível, replicar o sucesso para outros produtos da sua loja. Em contrapartida é preciso saber o que não anda vendendo e entender o porque não está vendendo. Com esses dados é possível elaborar uma estratégia de vendas para dar giro a esses produtos. Fique atento aos indicadores! Esses são alguns pontos que precisam ser monitorados diariamente para assegurar que a sua loja esteja no caminho certo.

Fonte: xtechcommerce

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