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Descrição de produtos para e-commerce: SEO na prática

SEO e e-commerce – Descrição de Produtos

Uma das principais maneiras de se atrair tráfego orgânico para as páginas é através da criação de conteúdo relevante. No e-commerce, é na página de produtos que
 está a maior possibilidade. Portanto, uma boa descrição de produtos é simplesmente fundamental!

O conteúdo exposto na página de determinado produto é muitas vezes o que vai nos apontar para a compra ou não do mesmo. Boas fotos e
 um conteúdo rico e que tire todas as dúvidas sobre o produto são fundamentais. Muito mais do que isso, uma boa descrição de produtos melhora a experiência de uso da página e deixa um leitor mais satisfeito – é exatamente o que o Google deseja de nossas páginas.

Descrição de produtos: SEO Online x Offline

Imagine duas vitrines em um Shopping, lado a lado, com um determinado modelo de tênis exposto. Considere que as lojas são do mesmo porte e o valor dos produtos é o mesmo. A escolha entre as duas provavelmente será aleatória. A descrição de produtos é uma etapa inexistente, afinal, os produtos estão ao alcance de nossos sentidos: podemos ver, pegar, sentir. Não é preciso que ninguém nos diga como ele é.

Se estiver em frente ao computador, ao invés de estar no Shopping, a escolha entre lojas poderá ser diferente. O mesmo tênis, em um e-commerce, pode estar associado a uma descrição pobre e pouco esclarecedora. Já no outro e-commerce, que faz as descrição de produtos de forma mais detalhada, o lojista se preocupou em descrever cada detalhe do tênis, com comentários de usuários, publicações na mídia sobre o tênis em questão, explicações de como escolher o tamanho para compra pela internet e um pequeno texto ajudando na opção entre as diversas cores. Essas lojas, apesar de venderem o mesmo produto, aparecerão em posições diferentes em uma mesma pesquisa.

Planejamento de SEO

Portanto, ao planejar a descrição de produtos de sua loja online, primeiramente vá ao Google e faça a pesquisa de palavra-chave conforme orientamos. Encontre as palavras ideais para focar essa página (palavras sinônimas, com alta procura, baixa concorrência e se possível baixo preço) e então pense em como utilizar esse espaço da maneira adequada. Escreva fatos relevantes e únicos focados na palavra-chave escolhida (sem perder o foco escrevendo sobre várias palavras) e ofereça conteúdo que de fato ajude o seu cliente. Uma boa descrição de produtos é uma descrição que permite a que o leitor varra toda a página sem se cansar daquele texto.

Nos títulos das páginas de descrição de produtos, dê ênfase nas palavras que mais interessam e evite frases grandes (lembre-se que quanto menos palavras, maior a relevância de cada uma delas). No texto, evite a repetição exagerada de palavras-chave. Deixe o texto fluir e ofereça uma boa experiência para o usuário. Responda a todos os comentários deixados com adição de novas informações úteis e estimule a discussão dentro da própria página.

Evite duplicação de conteúdo na descrição de produtos

Por fim, lembre-se sempre de nunca copiar descrições de produtos dos fornecedores ou de sites semelhantes. Dessa forma, ao invés de melhorar o seu rankeamento, exatamente o contrário estará acontecendo. Se possível, coloque informações úteis e relacionadas àquele produto, e, sempre que conseguir, tente atingir o lado emocional de seu cliente.

Transforme um produto em um desejo

Quando for anunciar um tênis, mostre como essa peça pode ser combinada com as diferentes peças do armário dele. Quando for anunciar um videogame, mostre os jogos e a diversão que ele terá com aquele produto. Quando anunciar um aparelho doméstico, mostre que a vida daquele consumidor será diferente dali em diante.

Um produto é apenas um objeto quando está em um site ruim. Quando ele é colocado em evidência através de boas imagens e de um bom texto, ele passa a virar um desejo no imaginário do consumidor. Dessa forma, proporcionamos uma melhor experiência para nosso usuário e obtemos melhores resultados a médio e longo prazo. Descrição de produtos deve ser feita com calma! É uma tarefa complicada, mas rende ótimos frutos quando bem feita!

Escrever para e-commerce não é uma tarefa fácil. Deixe a criatividade aflorar e, ao final do processo, leia novamente o seu texto e se pergunte: me deu vontade de comprar esse produto? Se a resposta for sim, você está no caminho certo! Lembre-se, no entanto, que para um melhor posicionamento é preciso um bom conteúdo e também boa técnica.

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