Home / Marketing Digital / E-Mail Marketing / Email Marketing: Qual a diferença entre single opt-in e double opt-in

Email Marketing: Qual a diferença entre single opt-in e double opt-in

Ao adicionar novos contatos através de edição manual ou importação de um arquivo, ou quando um contato é adicionado às suas listas através do formulário de cadastro no seu site, você pode escolher que tipo de método de cadastro utilizar:single opt-in ou double opt-in.

Opt-in é um termo em inglês utilizado no e-mail marketing para designar o ato do cadastro.

Com o single opt-in, o cadastramento é simples, composto de apenas uma etapa: inscrição dos dados do contato, e ativação imediata do e-mail para envio de campanhas. Apesar de prático, este método de captação de contatos é menos seguro e eficaz, pois a pessoa pode informar um e-mail falso, ou pode ainda alegar que nunca se inscreveu na sua lista.

Já através do double opt-in, o cadastramento é composto por duas etapas: depois que os dados do contato são informados, é enviada automaticamente uma mensagem de confirmação para o e-mail em questão, para verificar a sua existência e para que o contato certifique que gostaria de fazer parte da sua base. Assim você terá a comprovação de que aquela pessoa atestou o desejo de se inscrever na sua lista.

A utilização de double opt-in, ou seja, do envio de uma mensagem de confirmação de cadastro, é mais recomendada – pois gera listas idôneas, compostas apenas por contatos que comprovadamente se inscreveram em sua base, e portanto possuem maiores níveis de engajamento.

Veja Também:

6 premissas para você utilizar E-mail Marketing para conquistar novos clientes

Durante muitos anos, o E-mail Marketing tem sido o grande líder entre as ferramentas de …