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Entrevista: Os desafios do ecommerce para PME´s

Alfredo Soares, CEO  da xtech commerce fala sobre os desafios do ecommerce para pequenas e médias empresa, confira a entrevista abaixo:

E Commerce Academy: Na sua visão, o que é mais importante para quem está querendo montar um ecommerce hoje?

Alfredo Soares: Entender que ecommerce não é uma fórmula mágica que a pessoa vai fazer a loja e sair vendendo. Atualmente a concorrência no comércio eletrônico é  muito grande e a cada dia nascem novas lojas, então acredito que a segmentação e foco em nichos são uma parte do segredo do sucesso. Pois assim você consegue otimizar seus investimentos em marketing e ter uma linguagem e relacionamento mais próximo com seu consumidor. Criar um perfil da sua loja e trabalhar marca, confiança e sua forma de operar com transparência também podem ajudar muito. O sucesso no comércio online ou offline é sinônimo de trabalho. Ligar para os clientes, estar presente em diversos canais, valorizar seus clientes e fazer ações de recompra, buscar fazer ações online e offline e medir o retorno para poder investir nas ações que convertem mais e trabalhar como qualquer outro negócio.

EA: Quais os principais desafios do ecommerce hoje para quem está começando?

Alfredo Soares: Na minha opinião acho que é  encontrar os canais que mais geram resultado. Não existe regra em estratégia de marketing ou vendas para Ecommerce, existem cases que seus principal canal e televendas,  outros que tem equipe comercial e outros que investem pesado em marketing digital, que na maioria dos casos e importante ter a ajuda de uma agência ou profissional especialista para otimizar suas ações pois a mídia digital não é  mãos barata a muito tempo. Então um investimento errado pode prejudicar muito o caixa do lojista e investimentos em outras ações.

EA: Que dica você deixa para o empreendedor que está entrando no e-commerce com relação à gestão do fluxo de caixa da loja online?

Alfredo Soares: Planejamento, Métricas e Resultado.
Acho que a saúde financeira para o sucesso do ecommerce e muito importante. Ter controle dos seus custos de operação para fazer promoções, queimas de estoque, cupons de pós venda e até jogadas de.marketing como frete gratis, entrega em 48h ou troca fácil e preciso ter controle, saúde financeira e saber todos seus custos.

EA: Plataformas: Como eu devo escolher a minha? O que não pode faltar?

Alfredo Soares: Olha a plataforma é  uma ferramenta que vai estar junto com você sempre, acho que encontrar a plataforma que tem os recursos certos para sua estratégia, que tenha um custo de acordo com seu planejamento, precisa te oferecer escalabilidade pois quando crescer mudar por esse motivo vai te gerar perdas e desgastes. Agora o empreendedor ele possa ter certeza que o sucesso depende dele a plataforma pode facilitar seu dia a dia e otimizar alguns processos.

EA: Em relação a Marketing, o que você acha que o lojista deve fazer para começar a alavancar as primeiras vendas?

Alfredo Soares: Não acredito em regra para marketing. Acredito em canais de venda e testar diversos tipos de ações. Por exemplo na minha visão acredito que começar usando seu networking, grupos do facebook, parcerias para troca de Leads seja melhor do que grandes investimentos em marketing digital. As vezes uma ação de panfletagem ou participação em uma feira converte mais que um ação de marketing digital no início.

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