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Meta tags o que é, e por que sua plataforma precisa ter

Há muitos anos os varejistas online perceberam que para a conta financeira da loja fechar no azul ele precisará de uma ajuda extra dos Portais de Busca, mais especificamente do Google (que detém quase 100% do trafego de quem usa esses serviços no Brasil).

E não estamos falando aqui de link patrocinado (anúncios pagos), mas sim de técnicas de SEO que consistem  em deixar sua loja mais bem posicionada nas páginas do Google conforme a palavra-chave buscada. Este post não se propõe a citar as melhores práticas de SEO que são inúmeras e merecem pela sua importância que o profissional de e-commerce se aprofunde nos assunto seja pesquisando na web ou por meio de cursos especializados em SEO.

Me aterei apenas a um quesito importante de SEO que são as chamadas  meta-tags.
Para quem não está familiarizado com o termo trata-se de linhas de comando colocadas no código das páginas da loja virtual ( ou de qualquer site), que ajudam os sistemas de cadastramentos dos Portais de Busca (chamados de “robozinhos”), a melhorar a exposição do do link das páginas da loja nas páginas de resultados do Google.

Acho que a melhor maneira de explicar é mostrando na prática. Quanto busco no Google “tênis tracking” aparece como primeira opção após os anúncios (indicados com o “Ad” ao lado do link),  a  loja Centauro:

centauro-busca

Analisando, o código da página deste produto  verificamos que a Centauro  fez a “lição de casa” e além de colocar a Meta Title, colocou uma descrição atraente para chamar a atenção do internauta usando a força da marca Oakley para isso.

centauro-codigo

A grande maioria das plataformas possui campos específicos na página de cadastramento do produto para que você preencha estas informações. Vejamos alguns exemplos de plataforma de e-commerce que oferecem esta funcionalidade:

 Vtex

meta-tag-vtex

Dotstore

meta-tag-dotstore-2

 

Verifique se a sua plataforma possui  esta funcionalidade e se a possui certifique –se que senão todos pelo menos os produtos mais importantes da sua loja tenha estes campos preenchidos.  Saibam que são 3 os campos principais que você terá que preencher :

Meta-tag Title

Corresponde ao título que aparecerá na busca, ex.: “Centauro – Tênis Oakley Tracker Masculino”

Meta-tag Descripition

Corresponde a descrição curta de no máximo 160 caracteres que aparecerá logo após o título, ex.: “O Tênis Oakley Tracker foi confeccionado para que você tenha o máximo de conforto em suas aventuras com a qualidade Oakley. Vale apena Conferir!”

Meta tag Key words

São palavras-chaves relativas ao item buscado, exemplo “tenis traking, tênis aventura, tênis oakley, tracker.

Esta última tag tem bem menos importância que as duas primeiras pois desde 2012, conforme anunciado pelo principal engenheiro do Google Matt Cuts, os algoritmos do Google deixaram de dar importância às palavras chaves e passaram  a considerar mais outros critérios para indexar determinada página. Isto causou muita confusão pois alguns programadores entenderam que as outras duas também perderam o seu valor.

Não se engane, o meta- title e a meta description são de grande importância para sua loja e uma meta-descripition vendedora pode aumentar comprovadamente de 5 a 10% a taxa de clique em links mostrados nos Google.

Lembrando que para acompanhar o desempenho de suas palavras-chaves é recomendável ferramentas como Google Webmaster Tools, SEO Monitor, MOZ, SEM Rush (para saber como sua página está posicionada em relação aos concorrentes e se está subindo ou descendo no ranking das páginas)  e também o bom e velho Google Analytics para saber as páginas mais visualizadas e clicadas.

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