Home / Artigos / Mobilegeddon: Atualização do Google deve impactar e-commerces e sites sem versões mobile

Mobilegeddon: Atualização do Google deve impactar e-commerces e sites sem versões mobile

“Expandiremos o uso de recursos mobile-friendly como sinal de ranqueamento. Esta mudança irá afetar as buscas em dispositivos móveis em todos os idiomas e países, impactando significativamente os resultados de busca”, informou o Google

O Blog do Google anunciou uma nova atualização em seu algoritmo de buscas que, segundo alguns especialistas mundiais no assunto, trará um impacto ainda maior que o ‘Panda’ e o ‘Penguin’, versões anteriores que interferiram de forma brusca no rankeamento de sites no buscador. Segundo o Google a nova ferramenta conta com novidades que trarão mais sites mobile nos resultados de buscas, além de mais conteúdo de aplicativos nos resultados de busca.
A primeira alteração deve acontecer no 21 de abril. “Expandiremos o uso de recursos mobile-friendly como sinal de ranqueamento. Esta mudança irá afetar as buscas em dispositivos móveis em todos os idiomas e países, impactando significativamente os resultados de busca”, informou o Google.

O que isto vai significar na prática?

A resposta é bastante simples. Segundo o Google, sites que disponibilizam versões para dispositivos móveis aparecerão mais em pesquisas realizadas nos gadgets.

Estima-se também que o comércio eletrônico fature pelo menos R$ 11,1 bilhões em compras realizadas através de dispositivos móveis. Para se ter uma ideia, so em 2014, 10% das vendas pela internet foram realizadas a partir de smartphones e tablets, o que representa um aumento de mais de 200% em relação ao ano de 2013.

“Tanto pela mudança de comportamento do consumidor, que cada vez mais usa smartphones para se conectar à Internet, consultar produtos e realizar compras, quanto pela importância dos mecanismos de busca em gerar tráfego para sites, é indispensável que empresas tenham um site que funcione bem em celulares”, relata Diego Ivo, CEO da Conversion, especialista em otimização para buscadores.

Em 2013, o Ibope Media mostrou que 52 milhões de pessoas têm acesso à internet pelo celular aqui no Brasil. Segundo o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento Sociedade da Informação, o número de brasileiros que usa a internet pelo celular cresceu cerca de 106% em dois anos, o que mostra que desenvolver serviços em versões mobile deixou de ser opcional para quem quer crescer.

 Como Saber se o meu site está Preparado?

Se você está curioso para saber se o seu está ou não preparado para esse cenário, a forma mais simples é fazer o teste do próprio Google e descobrir agora mesmo.

test-mob

https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/

 

Inserindo o seu website e aguardando a análise da ferramenta do Google, você receberá a informação se o seu site está compatível para dispositivos móveis.

Outra forma também é utilizando o site MobileTeste.me:

mobile-test-me

Com esta ferramenta você conseguirá visualizar como o seu site aparece em vários dispositivos e assim poderá realizar os ajustes necessários.

Veja Também:

instarocket

Instarocket Chega ao Mercado para Impulsionar Pequenas e Médias Empresas no Instagram

A Ferramenta já conquistou mais de 1 milhão de seguidores reais para seus usuários. São …