Home / Marketing Digital / E-Mail Marketing / O que é ‘Email marketing’?

O que é ‘Email marketing’?

O email marketing é uma técnica de promoção de produtos ou serviços que se baseia na utilização do email como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas gerando campanhas cada vez mais otimizadas.

O email Marketing é Spam?

Ao contrário do Spam (correio não solicitado), o email marketing é implementado com o consentimento do cliente(subscrição ou opt-in), que pode ser explícito, quando o destinatário opta por receber, ou implícito, quando existe uma relação evidente entre as partes, por exemplo estar inscrito num website.

A característica que faz do email marketing legal e perfeitamente transparente é o facto de permitir ao destinatário a opção de anular a sua inscrição ou solicitar que não seja contactado de novo.

Esta opção chama-se “opt-out” e significa que o remetente deverá disponibilizar ao destinatário forma de deixar de receber mensagens.

Em Portugal a Diretiva n.º 2002/58/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, foi transposta para a lei nacional pelo Decreto-Lei n.º 7/2004 de 7 de Janeiro, através do seu Capítulo IV que regula as Comunicações publicitárias em rede e marketing direto.

O artigo 22.º determina que “o envio de mensagens para fins de marketing direto”, nomeadamente por correio eletrónico, “carece de consentimento prévio do destinatário”.

O consentimento prévio só é exigido se o destinatário não for uma pessoa coletiva.

A violação desta norma é considerada uma contraordenação sancionável com coima de €2.500 a €50.000, agravada em um terço se o ato for cometido por pessoa coletiva.

No entanto muitas empresas contratam agencias que utilizam listas de email de terceiros. Ao se inscrever num website o utilizador acaba por receber infinitos emails dos mais variados assuntos sem o ter solicitado.

Utilizações do Email Marketing

Seguindo os princípios éticos inerentes, o email marketing pode ser usado para oferta de produtos e serviços, na promoção de itens adicionais e de interesse específico, bem como em campanhas de fidelização, inquéritos de satisfação, cartões comemorativos e de aniversário.

Também é utilizado para envio de newsletters, notícias, artigos e comunicados internos. Na organização de eventos, por exemplo, o marketing por email pode ser aplicado para a distribuição de convites, confirmação de presença e agradecimento de participação.

Benefícios do Email Marketing

Vivemos a era do conteúdo na Internet. Um email co o conteúdo certo, distribuído às pessoas certas é uma ferramenta de comunicação poderosa e eficaz.

O email marketing é por isso uma forma simples de contactar com o seu público e de ser lembrado.
Estudos indicam que, apesar de terem surgido novas formas de comunicação e promoção, como por exemplo as redes sociais, as campanhas por email continuam a ter resultados e a merecerem investimento por parte de grandes empresas.

São vários os benefícios:

  •  É uma ação proactiva – em vez de esperar pelo interesse do cliente, a empresa pode encontrá-lo
  •  É interativo – o cliente interage imediatamente com a mensagem;
  •  É segmentado – é possível direcionar a mensagem por sexo, faixa etária e cidade, por exemplo;
  •  É personalizado – a mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente;
  •  É mensurável – o retorno do envio do email é acompanhado em tempo real;
  •  É economicamente viável – tem baixo custo e grande retorno;
  •  É rápido – o envio de uma grande quantidade de emails pode ser feito em poucos minutos.

curso de mail chimp

Veja Também:

6 premissas para você utilizar E-mail Marketing para conquistar novos clientes

Durante muitos anos, o E-mail Marketing tem sido o grande líder entre as ferramentas de …